17 março 2015

Você sabe dizer não?


Postado por Nat


Acho que é natural da maioria dos seres humanos não saber negar algo, principalmente para pessoas próximas. Dizer não está longe de ser uma tarefa fácil, embora extremamente necessária pra um vida sem tantas frustrações. E não me refiro a ser ruim ou maldosa. Me refiro a ser coerente e realista com nossas próprias limitações.

Dizemos sim quando nos pedem algo que está fora do nosso alcance a todo momento. Seja pra não magoar fulano, pra não irritar cicrano, pra não dar a chance de beltrano sair por aí falando da gente. Muitas vezes dizemos sim querer, ainda que sem poder, agradar a alguém. E esquecemos de nos incluir na equação. Deixamos de fazer algo importante pra nós mesmos, só pra atender aquela necessidade boba que o outro nos pediu. E isso vai de um simples favor a uma aposta de vida ou morte.

Dizer não é virtude de pessoas boas. É saber se respeitar sem desmerecer o próximo. É conhecer nossos limites e até onde podemos ir com o tão desejado sim. As pessoas, em sua maioria vão entender, vão exigir menos, vão te ajudar mais. Não é dizer não pra tudo, mas é dizer não para aquilo que realmente não está ao nosso alcance. Sim, se podemos fazer, se não vai nos atrapalhar, se é algo que vem realmente do fundo do coração e não vai machucar ninguém - muito menos você - o SIM é super bem vindo. Mas entenda, se você não pode, não quer, não deve, não consegue, não tenha medo em dizer: Desculpe, mas eu não posso. Não agora. Posso te ajudar de outra maneira?

1 comentários:

  1. Dizer não realmente é uma das coisas mais difíceis que a gente tem que aprender a fazer!

    ResponderExcluir

Vou ficar muito feliz em ler seu comentário sobre o post de hoje! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...