29 setembro 2014

Cidade do México - Xochimilco


Postado por Nat

"Chamada em Nahuatl, a língua dos astecas, de 'lugar dos campos de flores', Xochimilco era uma aldeia à beira do lago ligada a Tenochtitlán por uma passarela. Atualmente, esté é o único lugar da cidade do México onde é possível ver os chinampas, canteiros semiflutuantes de flores e verduras feitos pelos astecas." (Guia Visual, Folha de São Paulo)


Xochimilco era daqueles lugares que eu falava: não posso passar pela Cidade do México sem ao menos dar uma olhadinha ali. Em uma quarta-feira cinza, saímos cedo em direção a esse pedacinho tão carregado de energia mexicana. Não me lembro bem, mas saindo do Paseo de la reforma pegamos o Metrô direção Embarcadero, e lá o tren ligero até Xochimilco.


Chegando lá encontramos ruas tipicamente mexicanas, com ares de aldeia ainda, no caminho até onde ficam as embarcações, e por um momento achamos tudo meio abandonado. Essa foi a sensação que tive: abandono. O colorido dos barquinhos tão lindos, ali, a espera dos turistas e moradores da cidade que ainda desfrutam dessa tradição. Acho que falta incentivo pra que essa cultura não se perca, porque de verdade, é dos pedacinhos mais bonitos e imperdíveis do México.

É comum alugar um barquinho com a família e passear boa parte do dia pelas "vielas" do rio. O o nosso Barqueiro foi o Juan, que nos agradeceu imensamente por estarmos ali, prestigiando aquela cultura. Para mover o barco pelas águas, eles utilizam uma varas nos bancos de areia que ficam no fundo do lado. Pelo caminho, embarcações com mariachis podem cantar e tocar para você por um precinho camarada e negociável. Outras embarcações também vendem lanches típicos. Sua embarcação também pode fazer paradas para compras de iguarias como tapetes, artesanato, flores...
Ah, se você tiver coragem, também pode visitar a ilha das bonecas. Graças a Deus, nós não tínhamos muito tempo e não fomos, acho que eu não ia curtir! 






O preço pode ser um pouco salgado, eles queriam cobrar por pessoa. Mas, pechinchamos um pouco e como não tínhamos muito tempo e não fizemos o passeio completo, foi só pra conhecer mesmo. Pagamos cerca de $400 para as 4.

E não me arrependo! ;)

1 comentários:

  1. tenho muita vontade de conhecer o México! Adorei as fotos (:

    Beijos

    ResponderExcluir

Vou ficar muito feliz em ler seu comentário sobre o post de hoje! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...