17 fevereiro 2014

Um paraíso chamado Itacaré.


Postado por Nat

Em novembro do ano passado, peguei minha mala e fui fazer uma das coisas que mais amo na vida. Viajar! (E prometo tentar fazer desse assunto uma constante aqui nesse blog) E não fui pra muito longe. Aqui mesmo, na Bahia, pertinho de mim, tem um paraíso que eu era LOUCA pra conhecer. Todo mundo já ouviu falar em Itacaré né? Pedacinho lindo e paradisíaco, cheio de praias, trilhas, surf e gente bonita. Foi lá que passei 3 dias de muita praia...afinal, já cansei de dizer que vista pro mar é meu lema de viagem preferido, né?


Vem conhecer um pouquinho comigo! Porque fotos valem mais....bem mais que palavras nesse caso.

Fomos, eu e uma prima, de carro, por Ilhéus, em uma viagem de pouco mais de 6 horas. Depois de rodarmos um pouquinho pelas ruas apertadas do centrinho onde tudo acontece em Itacaré, encontramos nossa pousada, a Pousada do Tio Zé. Super recomendo! Ótimo atendimento, ótimas acomodações, na rua principal de lojinhas e restaurantes, perto das praias do centro, e no fundo do Tio Gu Café - Creperia. (Crepe delicioso e parada obrigatória, hein?). Deixamos nossas malas, trocamos de roupa e partimos pras praias mais próximas, que podíamos fazer de carro ou em uma boa caminhada mesmo.

Descemos até a mais longe dessas praias, que foi a Ribeira.



Sentamos um pouquinho por ali, e seguimos pra Tiririca, só pra foto mesmo.


Passamos ainda por Resende, que é linda. Mas fomos alertados por um pessoal de lá que havia por ali alguns suspeitos e que deveríamos tomar cuidado com furtos. Alerta acendeu e nem ficamos muito por lá. Mesmo por que a tarde caia e queríamos ver o por do sol na Ponta do Xaréu e ainda almoçar, nesse meio tempo. Fomos então direito pra praia da Concha, onde sentamos na barraca da Dinha (Se não me engano), almoçamos e subimos a pedra pra deitar na grama e ver o sol se pôr. Com direito a arco-iris do outro lado...





Depois disso o destino foi pousada, só pra tomar banho e dar uma circulada pela rua. O dia tinha sido cansativo por conta da viagem, então foi só saborear um crepe do Tio Gu, visitar a agência que fica bem ao lado da pousada e acertar o passeio do dia seguinte...

... e na manhã seguinte, bem cedo, já estávamos na Van da agência, guiados pelo famoso Di Menor, para fazer a trilha das 4 praias. Não se recomenda muito, pra quem não conhece nada de Itacaré, tentar fazer essas trilhas sozinha. Há um risco de assaltos, de se perder, de se machucar, enfim...eu sou medrosa ao cubo, e prefiro caminhar certinho, com quem entende. Foi coisa de R$35 por pessoa, pra um dia inteiro de trilha e praia, te pegando e te deixando na porta de casa. Sem contar que Di Menor é uma piada a parte e fez a trilha valer MUITO mais a pena. Eita moleque danado, não passa aperto nunca!

A primeira trilha foi bem tranquila e rápida, nos levou à Engenhoca, onde ficamos alguns bons minutos.



Em seguida, pegamos outra trilha e tcharan...eis Havaizinho! Uma das mais belas, de verdade! Olhando de cima, é perfeita! E tem o balanço...aquele balanço que te dá uma liberdade danada!




A trilha que sai do Havaizinho é um pouco mais tensa. Fui de chinelo, escorregei um pouco, cortei o pé (Di menor sacou logo um band-aid da sua super mochila), cansei um tantinho, mas ainda assim dá pra ir tranquilo. Bem di bahia mesmo!

Depois dessa praia tem também Camboinhas, bem normal e sem movimento algum. Passamos direto pra trilha seguinte até chegarmos em Itacarézinho. Belíssima!  Tem um restaurante finissimo por ali, mas você tem que pagar pelo menos R$50 por cabeça pra sentar. Nananinanão... Eu tava tão cansada que deitei pra tomar sol, tomei banho de mar e nem tirei foto. dãaa... Essa praia tem acesso de carro, então não precisamos voltar todas as trilhas...a Van nos pegou ali e nos levou pra um banho doce e de descarrego. rsrs Cachoeira de Tijuípe.


Cansativo por hoje né? Não tínhamos pique pra mais nada! Almoçamos (Às 17h) no Manga Rosa, ali na rua mesmo, fomos pra pousada, descansamos um pouco pra dar uma saída, mas não deu pra aguentar muito tempo. Afinal, amanhã estava programado duas grandes trilhas...

... contratamos Di Menor à parte da agência pra fazer duas trilhas que não se costuma fazer no mesmo dia, por serem as mais longas. Pelo menos 1h por percurso (2h ida e volta) cada. Fomos de carro, e tivemos companhia de alguns amigos que fizemos na trilha anterior. Paramos na Ribeira e de lá pegamos a primeira, grande, cansativa e derrapante trilha pra Prainha. Com direito a chuva no caminho e tudo, mas como disse no guia, a chuva é pra abrir o tempo e trazer o sol. Dito e feito. Chove sempre, mas é sempre passageiro. E olha, foi a melhor praia pra mim. Disparada!







Já era metade do dia quando chegamos de volta na Ribeira e partimos pra próxima trilha. Rumo a Jeribucaçú, onde depois de mais chuva, descida sinuosas e o sol lá outra vez, fechamos com chave de ouro nesse encontro de rio e mar e um peixe assado com farofa de banana de comer rezando, ali, bem no meio do nada.





Queria ter ficado mais. Ainda ficou muito por conhecer, inclusive a vida noturna (que não sou muito fã mesmo) que deixamos passar por priorizarmos as trilhas e as praias, afinal tínhamos pouco tempo. Tem que ter volta né?

Algumas observações:
♥ Nas praias entre as trilhas, você não encontra barracas nem nada. Tem sempre um quiosque com tapioca e bebida, mas é tipo pit stop mesmo.
♥ Itacaré não é loucamente cara como todo mundo pensa - eu mesma pensava. Dá pra ir tranquilo, comer bem, passear bastante, e sem gastar tanto assim.
♥ Existem opções de estadia bem mais baratas que a que ficamos, com albergues e pousadas mais baratas. Claro, há também grandes resorts e pousadas maravilhosas. Vai do seu bolso! rsrs
♥ E o negócio é estar disposto a aproveitar. TUDO!

4 comentários:

  1. Encantador, eu moro no litoral do Rio Grande do Sul, também há alguns lugares muito paradisíacos por aqui, mas acredito que nada perto disso, lindo demais itacaré, não conheço a bahia, minha sogra é dai, mês passado ainda ela viajou e me trouxe um presentinho lindo! Um dia quem sabe eu não acabe indo conhecer?!

    Beijão linda, www.desapegaadri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Itacaré é lindo demais! Já ouvir falar muito a respeito desse lugar! Hoje lendo o seu post e vendo as imagens pude perceber que realmente é perfeito esse lugar!!! Espero que algum dia eu tenha oportunidade de conhecer. haha, Beijocaas!!!

    http://www.quevenhammeusdezoito.com/

    ResponderExcluir
  3. Que incrível! Praias são sempre paradisiacas né? Hahaha, bjnhos
    http://girlsmachine.tk/

    ResponderExcluir
  4. Que lugar maravilhoso ♥♥♥
    As fotos ficaram de mais!
    ~ gislei.com

    ResponderExcluir

Vou ficar muito feliz em ler seu comentário sobre o post de hoje! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...