13 março 2013

O dia em que o Papa renunciou


Postado por Nat



11 de fevereiro de 2013

A noticia da renuncia do Papa Bento XVI mexeu com os pensamentos de todos os religiosos e despertou discussões em todo o mundo em um momento que entrou para a história. O vaticano virou o centro das atenções de todos os meios de comunicação, em um impasse com duração indeterminada.

Ao expressar a sua renuncia, Bento XVI demonstrou sinal de determinação. Deixava o papado por motivos de saúde e em um ato de coragem, assumiu não dar mais conta das atribuições que lhe pertenciam. Aos olhos de muitos, inclusive aos meus, foi um ato humilde e sábio que demonstrou o seu amor e seu apreço para com a Igreja. Para outros, foi uma forma de fugir dos escândalos que envolviam o vaticano nos últimos anos. Há quem acredite que seja o sinal dos tempos, do apocalipse, visto que a última renuncia havia sido em 1415, e tendo Bento XVI renunciado antes de que o último papa do mundo assuma e ... bom, voltemos ao início.

Como Papa, Bento XVI fez a sua parte. Se falhou em algum momento? Oras, quem não falha? Ainda mais quando se trata de ser líder de uma grande maioria. O importante foi reconhecer que não queria deixar a desejar, e encerrou antes de não conseguir mais atender aos seus serviços. 

Desde o dia 28 de fevereiro, estamos sem Papa. E assistimos curiosos a todo o processo de sucessão do pontificado que já começou, embora ainda não saibamos quando irá terminar. Temos, inclusive, um Brasileiro entre os favoritos ao cargo. Nossos olhos agora, esquecidos do Papa emérito Joseph Ratzinge, se voltaram à chaminé da capela cistina onde a qualquer momento a fumaça preta pode dar lugar a fumaça branca, anunciando que temos um novo líder católico.


UPDATE: Poucas horas após esse post ir ao ar, a fumaça branca apareceu e a euforia tomou conta dos fieis na praça de São Pedro. Habemus Papam! Um papa latino e sorridente. Francisco I.

Ps. Esse texto foi escrito inspirado no "Day 2" do desafio 30 days writing.

6 comentários:

  1. Ameei seu blog Nat! Vou acompanhar sempre que puder *-* E esse post ficou muito bom!
    Essa renuncia mexeu comigo, e com todos os fieis do mundo inteiro né! Mas Deus sabe o que faz, sabe o que é melhor para nós. E agora temos um novo papa, um papa da América Latina, e o primeiro país a ser visitado por ele será o Brasil.
    Jornada Mundial da Juventude no RJ em julho, to super ansiosa! *-*

    Beeijos, Flá. { http://pequenascoisaas.blogspot.com.br/ }

    ResponderExcluir
  2. Deus sabe de todas as coisas, mesmo que muitos venham com outras ideias por aí! Nosso papa latino! ;)

    Obrigada pela visita, fofa!! Volte sempre mesmo, tá?
    Seu blog é LINDO!!! Já tô acompanhando também!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essa do Papa realmente ficou para a história! Eu fiquei em choque quando soube! Muito se especulou sobre essa renúncia, né?! Mas só Deus sabe o que se passou na cabeça dele para largar...

    Eu sei que gostei desse Papa agora. Não sou católica, mas eu amava o João Paulo (quem não amava?). E esse me pareceu ter o mesmo semblante de paz que ele me passava! Tomara que tudo saia bem!!!

    Beijos.

    (se saiu bem no fato histórico... kkkkkk)

    ResponderExcluir
  4. EU também o achei tão fofo quanto o João Paulo. (Eu era apaixonada por ele, o mais fofo dos papas ever).
    Tudo vai ficar bem, se Deus quiser e ele quer!

    Ps.me livrei do fato histórico. Ah raaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahhaha... eu estou pensando no que escrever para esse item... tá brabo! =/

      Excluir
    2. E eu acho que definitivamente encontrei o fato histórico para escrever! ahahahahhaha Essas manifestações me ajudaram um pouquinho! =)

      Excluir

Vou ficar muito feliz em ler seu comentário sobre o post de hoje! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...